Vem aqui pertinho, vamos conversar sobre isso.
Esse conteúdo tem muita ligação com o do Amor Próprio que publiquei aqui. A auto-estima é um presente que o amor próprio te dá, como boas vindas. Mas, é um estado que possui seus altos e baixos. Vou separar as causas da baixo auto estima por tópicos e comentá-las para facilitar sua leitura, okay?
SITUAÇÕES DIFÍCEIS
Todos temos nossos momentos de crise, que nada que fazemos, somos, ou falamos é bom o bastante. Talvez seja por planejarmos tanto e não conseguirmos alcançar o que queríamos. E isso desanima mesmo, todos queremos ter metas cumpridas, mas, todos também erramos. Qual seria a graça se tivéssemos tudo aqui em um estralar de dedos? ''Ai Vike seria bom'', meu bem, para e pensa, feche os seus olhos um minuto e imagine se não precisássemos de objetivos, força de vontade, dedicação, não teríamos o orgulho de ter passado por obstáculos para termos chegado aonde queríamos, não haveriam histórias á serem contadas. Tudo estaria aí, quando e como você quisesse. Qual seria o sentido de estar vivendo?
BENS MATERIAIS / DINHEIRO.
A auto estima também é construída muitas das vezes por diversas pessoas pelos seus bens materias, condições financeiras, poder aquisitivo, posses. Um exemplo que eu vou usar é de um simples par de tênis, qualquer modelo que esteja em alta. Esse caso é mais comum entre a maioria dos adolescentes, no qual nos sentimos inferiores ao coleguinha pelo fato de ele calçar um par de tênis que muitas das vezes não temos condições de comprar, ou qualquer outra coisa que não esteja ao nosso alcance. Ás vezes só queremos nos sentir aceitos, queremos a admiração de alguém por algo em nós, queremos apenas ser legais e que olhem para nós por onde andemos, afinal, a mídia também nos diz que quem é legal é assim, se veste assim. E por incrível que pareça um par de tênis realmente têm o poder de nos dar esse benefício, mas não se engane, as pessoas NÃO vão te admirar pelo que você é, mas sim, pelo que você tem. Elas vão sempre te olhar, mas nunca realmente te verão.
Existe uma música muito linda e interessante do rapper Macklemore que fala sobre o exemplo do caso do par de tênis, dá uma conferida:
Se quiser ver a tradução clique aqui
Qualquer bem material que seja, não se limita á apenas calçados, não te faram alcançar níveis altos em nenhuma parte da sua vida, muito menos ser melhor que as pessoas ao seu redor, é apenas um produto, matéria, e infelizmente a matéria é só o que importa num mundinho tão medíocre. Uma roupa legal rasga, as traças ás furam, desbotam, um dia não cabem em você, assim como calçados e tudo o que se encaixa em seu corpo. Mas pode ter certeza que quando você se sentir bem, mesmo que tenha pouco, mas saiba que esse pouco é o que te basta, e que o que te fará diferente do resto é o que você tem aí dentro de você, as pessoas passarão por você, falarão com você, e irão te admirar, porque ter um bem material é fácil... corremos atrás, adquirimos dinheiro e compramos, mas ter honestidade, humildade e gentileza, meu amor, não existe dinheiro no mundo que compre.
APARÊNCIA FÍSICA
Uma outra forma de construção da auto estima é a aparência física. Existem sim pessoas lindas fisicamente, mas a beleza de outro ser não diminui a sua. Cada um é único, do seu jeito. Todos vemos na televisão, revistas, redes sociais, mulheres com corpos lindos, homens com um corpo mega escultural, pele lisa, e o cabelo que nem se fala! Eu sofria bullying por ser muito magra, porque pro mundo é feio não ter curvas corporais, mas também se tiver muitas curvinhas, '' ai, não pode ser gorda''. A verdade é que eu aprendi á lidar com as críticas, elas ainda existem e sempre irão existir, mas quando você diz pra o sofimento interno ''Basta! Eu não posso sofrer com todas essas dores que me causam'' elas são sentidas, mas cicatrizam com mais rapidez, nós simplesmente aprendemos á lidar. Você receberá críticas sempre.
Um dia fui na frente do espelho e fiquei pelo menos meia hora me olhando, e naquele dia decidi que críticas não mais me derrubariam, e que tudo bem ser muito magra, não ter curvas em excesso, ter espinhas, braços longos e bem magrinhos, pois eu tenho um coração, uma alma, eu respiro, possuo personalidade e é isso que me mantém viva e me faz ser única, o que eu tenho de diferente é o que tenho de mais bonito.
O QUE OUVIMOS DAS PESSOAS AO NOSSO REDOR
É difícil quando temos que lidar com críticas de pessoas muito próximas de nós, que deveriam ser as pessoas que mais nos apoiam. Não podemos culpar alguém por ter a auto estima baixa e achar que a culpa é somente dela quando até dentro de casa essa pessoa ouve coisas que á colocam para baixo, e ás vezes isso têm um efeito tão grande nela, que acaba ouvindo mais ainda de estranhos, na escola, no trabalho, na faculdade. Precisamos ter amor com as pessoas ao nosso redor e nunca dizer coisas que machuquem sua auto estima, coisas como críticar a aparência, o jeito de falar, o nível intelectual, o estilo de vida, a religião, a preferência sexual, o jeito de andar, a forma de se expressar. Cada um têm o seu jeitinho, a vida não veio com instruções, podemos ser quem quisermos, sem que o mundo nos coloque para baixo.
Esse assunto é bem delicado, e precisamos de pessoas que nos apoiem, ou, ao menos uma palavra amiga. Se quiser, me chame no chat aqui do blog, me envie um e-mail, se sinta á vontade, quero muito poder ajudar de qualquer forma que esteja ao meu alcance. Você é incrível! Espero que esse post tenha tido efeito aí dentro.
Um beijo na alma!
Comments